05/07/15

Projeto fotográfico 5 on 5 #AroundtheWorld: Minha cidade



 Como o próprio título já diz, o tema desse mês é sobre a minha cidade, cada participante vai mostrar um pouquinho de onde mora, então vou contar sobre a minha...

 Para quem não sabe, eu sou brasileira nascida no Rio de Janeiro, mas a 7 anos estou morando em Portugal. Por aqui não dividimos o país em estados, mas sim em distritos, e cada distrito tem as suas cidades. 
 Eu moro na Murtosa, no distrito de Aveiro, em Portugal. Com uma população de 10.585 pessoas, a Murtosa é grande em área mas pequena em população, a maioria das suas terras é para plantação. Nós que aqui moramos dizemos que a Murtosa fica entre o mar e a ria (rio de água salgada), de um lado temos o Oceano Atlântico, depois temos uma faixa de terra que se chama freguesia da Torreira, a segui vem a Ria de Aveiro e depois temos a maior parte da Murtosa que é onde eu vivo. Para quem morou toda a vida em cidade grande como o Rio de Janeiro foi bem estranho no começo morar aqui de tão sossegado que é e de ver tanta natureza, enfim, a Murtosa é linda!!
 Vamos ao que interessa, as fotos...



 Vamos começar pelo meu lugar favorito por aqui... O Cais do Bico, fica a 3 km da minha casa e é por onde corre o começo da Ria até ao mar. Esse barco que aparece na foto são os tradicionais Moliceiros, que antigamente serviam para a apanha de moliço (planta que era usada nas terras para agricultura), mas hoje em dia só são usados para passeios.



 Sabe quando somos crianças e os nossos pais dizem que foi a cegonha que nos trouxe? Pois é, aqui na Murtosa tem muitas!! Esses postes são postos pela prefeitura mesmo para elas criarem os seus ninhos, então você pode passear pelas ruas que vai ver sempre algum ninho ou alguma delas nas terras em busca de alimentos para os seus filhotes.



 Não resisti e tive que publicar mais uma foto do Cais do Bico, mas dessa vez da parte em que ficam os barcos que são usados diariamente para a pesca.



 Acho que não podia deixar de falar da praia maravilhosa que a Murtosa tem, que se chama praia da Torreira, com uma areal enorme e apesar de ter sempre vento, é para lá que eu fujo no dias quentes para ir a praia. Sendo uma praia de mar aberto, os salva-vidas são responsáveis pelas bandeiras que são hasteadas, se tiver bandeira vermelha, é sinal que o mar está muito perigoso e é proibido entrar na água, na bandeira amarela temos podemos ficar na beirada mas tem que se ter atenção, mas é só na bandeira verde que podemos nadar, mas e coragem para entrar em uma água tão fria???



 Já aqui temos mais uma praia, mas com a água diferente, essa é a praia fluvial do Monte Branco. O areal é pequeno e a água só chega a cima quando a maré está alta, e quando está baixa depois que acaba a areia é lama por ser uma praia da ria. Eu não gosto de frequentar essa praia porque é muito raro eu conseguir ir a tempo de ter a maré cheia e tenho medo dos caranguejos xD

 E é isso, essa é a cidade onde eu moro, e eu amo morar aqui!

  Acho que esse é o post do projeto fotográfico que eu mais falei, e ainda tinha tanta coisa para falar...

O que você achou daqui? É bonito não é???

Não se esqueçam de ir conhecer as cidades das outras meninas que participam do projeto e eu posso finalmente dizer que  nosso projeto fotográfico está completo!! Vamos dar as boas-vindas a Ana do Janela Singular e visitar a Bruna do Divergências Vitais, a Isa do 12 Sonhos e a Elô do Ponto de Desencontros.

Dica para o próximo mês:
"Passamos por diversas fases na vida, o importante é simplesmente guardar as coisas boas de cada período que se viveu."   - Marnice Loppes






Sem comentários:

Enviar um comentário